A Batalha das Correntes – Agora com Sistemas Fotovoltaicos. Com o avanço no mundo da geração de energia fotovoltaica, volta a corrida da disputa geração de energia em corrente alternada em relação a geração de energia de corrente contínua que é o caso dos sistemas fotovoltaicos.
No fim do século XIX, quando a eletricidade ainda ganhava seus primeiros usos, o mundo se dividia entre dois tipos de corrente elétrica: a contínua (CC), defendida por Thomas Edison, e a alternada (CA), de Nikola Tesla.
O episódio, que ficou conhecido como Guerra das Correntes, resultou na vitória da invenção de Tesla, após parceria com o empresário George Westinghouse, que comprou todas as patentes de correntes alternadas e ajudou na comercialização do sistema.
A corrente contínua, que consiste no movimento de elétrons em um único sentido, apresentava problemas de distribuição, já que perdia tensão à medida que a distância percorrida aumentava. Para que ela fosse utilizada e chegasse às residências de modo suficiente, seria necessária uma usina a cada 2 quilômetros. O problema foi resolvido pela corrente alternada, de tensão muito maior, formada por elétrons se movendo em direções múltiplas.
Hoje o mundo vive uma transformação de corrente. Veja bem, muitos materiais de energia dentro de uma residência funcionam em corrente contínua e precisar de fontes que realizam a transformação da corrente alternada em contínua para seu funcionamento, como é o caso de alguns eletrodomésticos como TVs, computadores, celulares.
A Batalha das Correntes
O problema que o processo de conversão consome energia, chagando a ser 15% de perda de energia para realizar este trabalho.
Hoje, com o avanço dos geradores fotovoltaicos, seria bem mais fácil alimentar direto estes equipamentos, porém ainda seria preciso avançar na tecnologia das baterias (baterias mais baratas e menos poluente) e fabricar e padronizar os equipamentos eletrônicos para uso direto em corrente contínua. Esta é só uma possibilidade de outras que existem. A pergunta é, nos próximos tempos, quem irá vencer a batalha das correntes?
Autor: Evandro J Rodrigues
Referência: https://sobral.ufc.br/2017/guerra-perdida-por-thomas-edison-ha-um-seculo-volta-a-tona/
Veja este Artigo completo em: https://jrsolar.com.br/noticias/